Ecommerce

O que é Ecommerce?

Tem dúvidas sobre o que significa ecommerce ou comércio eletrónico? Explicamos tudo neste artigo!
Pinterest LinkedIn Tumblr

Ecommerce ou comércio eletrónico, em português, é um conceito que define qualquer tipo de transação comercial efetuada com recurso à internet.

Simplificando, o consumidor entra na loja online, seleciona o produto e realiza o pagamento. A loja recebe o pedido, confirma o pagamento e envia a encomenda pela transportadora que, por sua vez, faz a entrega no endereço fornecido pelo cliente.

O conceito de Ecommerce surgiu na década de 60 e tem tido uma gigantesca evolução até aos dias de hoje, transformando totalmente a economia mundial. As lojas físicas podem agora estender os seus canais de venda e de comunicação e alcançarem novos clientes com baixo custo, se comparado com o modelo tradicional.
A primeira compra online foi efetuada em 1994, no site NetMarket, desenvolvido por Dan Kohn, que criou um sistema seguro online envolvendo cartões de crédito. O primeiro produto a ser vendido foi um CD do cantor Sting (Ten Summoner’s Tales), tendo sido a compra efetuada a 11 de agosto de 1994 por Phil Brandenberger, residente em Filadélfia. O CD custou 12,48$ mais os custos de envio.
Com a evolução o Ecommerce, têm surgido grandes negócios à escala mundial, como a AmazonAlibabaWalmarteBay entre outros, na qual gerem milhões de dólares à escala mundial e prometem continuar com grandes investimentos em prol do mercado e do consumidor.

Atualmente, o Ecommerce é um dos mais importantes fenómenos da web, batendo constantemente recordes de crescimento a nível global.

As fronteiras entre o comércio tradicional e o eletrónico tendem a esvanecer-se a curto prazo, pois cada vez mais os negócios deslocam as suas operações para a internet. Evidencie-se que isto não significa o fim dos negócios tradicionais, muito pelo contrário, é uma grande oportunidade de crescimento para alavancar uma estratégia omnicanal.

Write A Comment