Ecommerce

Evolução do Ecommerce em Portugal

Saiba como evolui o Ecommerce em Portugal
Pinterest LinkedIn Tumblr

Segundo o CTT Ecommerce Report, em Portugal, o comércio eletrónico aumentou 17% (mais 4,5% face a 2017), representando um valor total na ordem dos 5 mil milhões de euros.

Neste relatório é ainda possível concluir que há cada vez mais portugueses a comprarem online, sendo que 46% dos portugueses, cerca de cinco em cada dez, fizeram pelo menos uma compra online durante o ano 2018 (mais 10% do que em 2017), equiparando, assim, Portugal à média dos países do Sul da Europa (47%), dos quais o mercado espanhol é o que continua a evidenciar-se, prevendo-se um crescimento acima dos 20%.

O número de compras de produtos também registou um aumento significativo (13,8 compras anuais, isto é mais 14% que no ano anterior), associado quer ao aumento do número médio de produtos por compra, quer ao aumento da sua frequência.

PERFIL DO CONSUMIDOR ONLINE (ebuyer)

Ainda com base do relatório dos CTT, podemos afirmar que as mulheres predominam ligeiramente relativamente aos homens to que toca a compras online (51,5% contra 48,5%).

Em termos de perfil, os adultos com idades compreendidas entre os 25-34 e os 35-44 anos são os que mais compram online, seguindo-se os jovens na faixa etária compreendida entre os 16 e os 24 anos.

A faixa etária acima dos 45 anos apresenta é a mais reticente nas compras online, muito provavelmente devido ao baixo nível de competências digitais.

Lisboa e Porto registam o maior número de ebuyers (Lisboa e Porto), sendo que os consumidores oriundos das classes AB e C1 são os mais representativos nos respetivos segmentos populacionais, respetivamente 81% e 77%.

ORIGEM DAS COMPRAS

Quando falamos da origem das compras online em Portugal, com base no European Ecommerce Report, os ebuyers portugueses continuam a comprar maioritariamente em sites e/ou plataformas de e-commerce internacionais, sendo a China o país de referência. No top das preferências de lojas online encontram-se o AliExpress, eBay e Amazon. Só depois aparecem as lojas online nacionais: Fnac, Worten, Continente, La Redoute e Wook.

MÉTODOS DE PAGAMENTO

Se pensa investir num projeto de Ecommerce, saiba que os métodos de pagamento que disponibiliza são cruciais para o sucesso das suas vendas. Em Portugal, os métodos de pagamento mais usados, e, por isso, tornam-se obrigatórios para o mercado nacional, são o Multibanco, o cartão de crédito, o MB Way e o Paypal.

MÉTODOS DE ENTREGA

Os portugueses preferem receber as suas encomendas comodamente em casa, por isso 75% seleciona este método de entrega como o preferencial. Por não estarem a maior parte do dia em casa, 25% opta por entregas no local de trabalho, 19% no posto dos correios, 10% numa loja parceira e 11% na loja física da marca.

Write A Comment